LORENZO: João Costa acusa PS de "esquecer os açorianos"




 
O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores mostrou-se hoje “incrédulo” perante as declarações do deputado socialista Francisco César, considerando que “já vale tudo, e o PS/Açores até já esquece os açorianos, se em causa estiver a defesa do Governo da República de António Costa”.

Segundo João Bruto da Costa, “as coisas são tão claras quanto isto: das promessas feitas pela República, de apoiar em 85% a reconstrução dos danos do furacão Lorenzo, só chegaram aos Açores 29,7 milhões de euros, em 2019 e em 2020. Tudo o resto são conversas e promessas”, afirma o social-democrata.

“Estão em falta 20 milhões de euros da República, previstos numa resolução de Conselho de Ministros, assim como todas as despesas das obras, que entretanto não pararam desde 2019”, esclarece o líder da bancada do PSD no Parlamento açoriano.

“Como é público, e para fazer face aos elevados custos das obras em curso, a Portos dos Açores, SA, empresa pública regional, teve que contrair um empréstimo de 60 milhões de euros. E isso o deputado Francisco César não disse”, adianta Bruto da Costa.

“Continuamos indignados com a postura deste PS/Açores perante o Governo da República, face à dívida que se mantém para com a Região dos apoios aos prejuízos do furacão Lorenzo, que atingiu o arquipélago em 2019”, reforça.

“O deputado Francisco César devia representar mais os Açores na República, e não estar sempre a fazer a defesa do Governo de António Costa, esquecendo, ou fazendo por esquecer, a realidade dos factos, neste caso a transferência urgente dos montantes necessários para as obras decorrentes de uma intempérie que provocou graves danos nas nossas ilhas”, relata o social-democrata.

“Insistir em afirmar que a dívida do Governo da República foi paga, quando a mesma não foi paga, é uma falsidade. Desde 2020, e desde que o PS deixou de ser governo nos Açores, praticamente deixou de haver transferências para a região. Nunca vieram os 20 milhões prometidos”, reforça João Bruto da Costa.

“Ao invés disso, e outra coisa que o deputado Francisco César não disse, o que vemos diariamente são o empenho e o esforço financeiro do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), cumprindo, e até antecipando a calendarização prevista, como acontece na obra de recuperação do Porto Comercial das Flores”, assinala.

João Bruto da Costa lembra que “as obras estão a avançar, sem o dinheiro da República, e à custa do Orçamento Regional”.

“E, por parte do PS/Açores não se ouvem palavras de exigência à República pelos atrasos nos apoios prometidos pelos estragos do furacão Lorenzo. Esses são os factos, que ficam com os seus protagonistas”, concluiu.


Fonte: PSD Açores







Comentários