Unidade de Saúde da Graciosa promove reunião de pais com filhos autistas

 




A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa promove nesta sexta-feira, 29 de setembro de 2023, a primeira reunião para pais com filhos com diagnóstico ou suspeita de Perturbação do Espectro do Autismo.

A reunião realiza-se no Multiusos de Santa Cruz da Graciosa, a partir das 14 horas.




A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, associadas a comportamentos repetitivos e/ou interesses marcados por objetos ou temas específicos. A designação de espectro foi atribuída pela variabilidade dos sintomas, desde as formas mais leves até às formas mais graves.

As estimativas da prevalência da PEA têm variado de acordo com a metodologia dos estudos e as populações que são avaliadas. Numa revisão sistemática de 2010, a prevalência global de PEA foi de 7,6 por 1000 (1 em cada 132 crianças). A prevalência geral na Europa, Ásia e Estados Unidos varia entre 2 a 25 em 1000 (ou de 1 em 40 até uma em cada 500 crianças). Globalmente, é três vezes mais frequente nos rapazes do que nas raparigas.

O autismo manifesta-se habitualmente nos primeiros 3 anos de vida, particularmente na faixa etária dos 15 meses aos 3 anos, altura em que é esperada uma grande evolução nas competências de comunicação das crianças. Os sinais de alarme incluem:

- Não apontar com o dedo para pedir ou mostrar aos 16 meses
- Usar pouco o contacto ocular para fazer pedidos e na comunicação em geral
- Não responder ao seu nome
- Não se envolver em gracinhas e jogos de imitação (ex: bater palminhas)
- Ser muito independente em idade precoce, isto é, não solicitar/envolver os outros
- Apresentar comportamentos repetitivos como rodar objetos ou alinhar formas e cores
- Não usar frases de duas palavras aos dois anos ou deixar de dizer palavras que já dizia

No entanto, é necessária uma avaliação detalhada e integrada para confirmar o significado destes sintomas. Algumas crianças têm sintomas isolados que não correspondem necessariamente ao diagnóstico de PEA.



Comentários