O líder parlamentar do PSD/Açores João Bruto da Costa mostrou-se hoje “orgulhoso” com o trabalho que o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) está a desenvolver na Ilha Graciosa, “contribuindo de forma decisiva para o seu crescimento e para melhores condições de vida para quem lá vive”.
No setor da Saúde, “e apesar das dificuldades em fixar médicos na ilha, tem havido um esforço enorme deste Governo para dotar a Graciosa de profissionais qualificados. Mas não podemos esquecer que os governos do PS puseram médicos a andar”, lembrou o social-democrata.
“Mas está felizmente para trás o passado negro dos governos do PS no setor da Saúde na Graciosa”, adiantou, lembrando que as consultas de medicina geral e familiar, “que em 2019 eram 12 mil e 600 por ano, em 2023 foram 15 mil e 200”, assim como “as consultas de especialidade que passaram de 840 em 2019 para 1535 em 2023. E, mais ainda, as consultas de Psicologia, 270 em 2019, e 1153 em 2023”.
“Nunca houve tantas deslocações de especialidades, num nunca houve tanta preocupação em fixar profissionais nas nossas ilhas, e a Graciosa é disso um exemplo, para lá da atividade regular do hospital digital e da telemedicina”, disse Bruto da Costa.
O social-democrata lamentou “a constante má-língua, as falsidades e as fake news” em que os deputados do Partido Socialista “apoiam a sua visão política sobre a Graciosa, não fazendo sequer menção ao Plano e Orçamento para 2024, relegando uma discussão tão importante para segundo plano”.
Sobre o setor das Pescas, João Bruto da Costa recordou que “foi o Partido Socialista, em 2018, a criar a portaria da mobilidade, obrigando a que todos os portos recebessem as frotas das outras ilhas. Mas agora não tem coragem de propor o fim dessa mobilidade, optando por divulgar informações falsas, virando pescadores contra pescadores, e graciosenses contra graciosenses”.
“O PS não falou aqui do parecer favorável do Conselho de Ilha a este Plano e Orçamento, com apenas dois votos contra, ambos do PS, porque os graciosenses querem que este Orçamento seja aprovado”, frisou.
E acrescentou que “a Graciosa quer continuar com a Aerogare, cuja obra foi avançada por este Governo, apesar das dificuldades e do aumento dos preços. Como querem continuar com a Marina da Barra, que foi resolvida por este Governo depois de 12 anos de inação do PS, e que nem da pasta de transição estava”, afirmou.
O deputado relembrou igualmente que, “nas Termas do Carapacho, ficou um problema gravíssimo com a qualidade das águas, que foi este Governo da Coligação a resolver, igualmente, para lá dos investimentos na gare marítima, no porto comercial, no Porto Afonso, enfim, tudo promessas que o PS fez e não cumpriu”, afirmou.
Para João Bruto da Costa, “esta legislatura deve ser concluída com um Orçamento que cumpre o Programa deste Governo, porque é essa a vontade dos graciosenses e é essa a vontade dos açorianos”, concluiu.
Fonte: PSD Açores
Comentários
Enviar um comentário