OPINIÃO | VICTOR RUI DORES | Noite Graciosense no Canadá






Noite Graciosense no Canadá


As Noites Graciosenses somam e seguem.

Tudo começou em 2009, data da primeira edição do livro “A Graciosa ilha”, com texto de Victor Rui Dores e fotografia de José Nascimento Fernandes Ávila. De então para cá, e já com a 3ª edição daquela obra, estes graciosenses continuam a divulgar a ilha branca, já a havendo promovido nas seguintes localidades: Lisboa, Porto, Faro, Torres Vedras (por duas vezes), Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Horta, São Roque do Pico, São Jorge, Estados Unidos da América (por duas vezes, em Lowell, Peabody e San Jose da Califórnia), ilha da Madeira (por duas vezes, Funchal e Machico)) e Toronto (em 2014, e agora em 2023).





No passado dia 25 de novembro, a Noite Graciosene mobilizou numerosa assistência no Graciosa Community Centre of Toronto, onde foi servido um farto jantar com gastronomia típica da Graciosa, a que se seguiram intervenções do presidente da direção daquela associação, Fernando da Silva, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Adolfo Vasconcelos.

Em ambiente animado, seguiram-se as apresentações do livro “A Graciosa ilha”, por Victor Rui Dores, e da exposição fotográfica “Encantada sem cor”, por José Nascimento Fernandes Ávila. Este apresentou depois um filme de imagens da sua autoria, intitulado “Trago a Graciosa comigo”, versando aspetos sociais, culturais, festivos e religiosos da ilha Graciosa. Após um momento de stand up comedy a cargo do Chico Mentiroso (personagem criada e interpretada por Victor Rui Dores) e degustação de produtos típicos da Graciosa (com especial foco para a andaia, bebida licorosa graciosense), a noite terminou com um animadíssimo baile.

Foi mais uma noite de todos os reencontros, de todos os afetos e de todas as cumplicidades. Outras seguir-se-ão. Para que a Graciosa não se apague no mapa da globalização.


V.R.D.











Comentários