OPINIÃO; VICTOR RUI DORES | SOLO9VIOLA ou o virtuosismo expressivo e a mestria técnica de Evandro Meneses

 



SOLO9VIOLA

ou o virtuosismo expressivo e a mestria técnica de Evandro Meneses

 

Compositor, professor, maestro, multi-instrumentista, produtor e diretor musical, Evandro Meneses dedica-se, de alma e coração, à viola da terra. Nas suas mãos, este instrumento é já uma forma de arte e ganha possibilidades expressivas e renovadas sonoridades entre o popular e o erudito. Através do cruzamento de diferentes ritmos e padrões melódicos, este terceirense de 27 anos de idade tem vindo a criar universos sonoros bastante reveladores.

O seu trabalho discográfico SOLO9VIOLA, que é também concerto ao vivo, é um bom exemplo do que acima referi. É-nos é apresentado a viola dos dois corações em três andamentos: no seu presente (com música original reveladora da profunda ligação do autor com a tradição musical açoriana), no seu passado (revisitação de temas do cancioneiro açoriano por cada uma das 9 ilhas) e no seu potencial futuro – e é aqui que Evandro mostra engenho e arte capaz de abrir novos caminhos a este instrumento. Isto é, ele mostra todo o seu virtuosismo expressivo e mestria técnica, estando bem patente o domínio desta viola de arame terceirense (que se diferencia da das outras ilhas por ter 15 cordas), traduzido numa agilidade que lhe permite executar, com absoluta segurança, acordes e arpejos de uma extrema elegância; linhas melódicas e uma construção harmónica que revelam competência musical; belíssimos contracantos; baixos bem marcados; marcações rítmicas incisivas; dedilhados plangentes; apetecíveis variações e contrapontos.

Tudo, neste disco (com gravação e masterização de Evandro que possui estúdio próprio) atinge a perfeição numa requintada (e aparente) simplicidade. Mas que não restem dúvidas: a reconhecida competência e a técnica brilhante deste músico (para quem a viola da terra é o prolongamento do seu corpo) está ancorada em sólidas bases teóricas e numa prática musical contínua e continuada, com muita escola e muita pesquisa, e tudo isto assentando numa disciplina de trabalho rigorosa, com longas horas de estudo do instrumento. Estamos na presença de um dos mais dotados, inspirados e talentosos tocadores de viola quer a nível regional, quer a nível nacional.



Saúde-se, por conseguinte, SOLO9VIOLA, uma proposta musical sem precedentes entre nós que dignifica e valoriza a viola da terra. E estejamos atentos ao percurso musical de Evandro Meneses que, apesar de jovem, vive já uma fase de clara maturidade musical na qual convergem a experiência, o bom gosto e a mais apurada sensibilidade.

Este é um disco consistente e de altíssima qualidade. O que nele escutamos deixa de ser a canção conhecida ou o tema tradicional, e passa a constituir música autêntica e profunda, toada intemporal e universal. É, enfim, um trabalho que espelha o carácter lírico e poético da alma açoriana. Um disco da ilha para o world music. Com as cordas da viola de Evandro a vibrar serenamente dentro de nós.


         Victor Rui Dores






Comentários