SANTO AMARO | Ilha Graciosa celebra a festa nos dias 2 e 3 de fevereiro






Tradicionalmente, a Festa de Santo Amaro é celebrada nos dias 2 e 3 de fevereiro na Paróquia de Santa Cruz da Graciosa.

Neste sentido, a ermida estará aberta na sexta-feira e no sábado, o dia todo, acolhendo os peregrinos que ali se deslocam para cumprir as habituais promessas em Massa Sovada, com várias formas do corpo humano em sinal de ação de graças pelas preces feitas a Santo Amaro.

Este ano serão celebradas duas eucaristias: uma na sexta-feira, 2 de fevereiro, às 11 horas e outra no sábado, 3 de fevereiro, às 17 horas.

Assim, no dia 3 de fevereiro não haverá eucaristia vespertina na Igreja Matriz.



Santo Amaro



A Ermida de Santo Amaro é uma das oito existentes em Santa Cruz (Santo Amaro, Srª da Boa Nova, Srª da Ajuda, São João, São Salvador, Santo António, Srº Bom Jesus e Srª das Dores), construída entre os finais do século XVII e inícios do século XVIII por um capitão-mor que residia num grande solar já demolido no local.

Encontra-se dentro de um adro murado, medindo 9,40 metros de comprimento, por 4,60 de largura.

No retábulo da capela, a imagem de Santo Amaro, esculpida já no século XX, está ladeada por imagens mais antigas de Santa Catarina e de São Brás que pertenciam a uma antiga ermida existente na Barra.

Santo Amaro nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade.

Exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo, morreu em 15 de janeiro do ano 584, aos 72 anos. Rezado contra resfriados, reumatismo e gota, contra dores musculares, Santo Amaro tornou-se muito querido pelo povo e venerado como santo taumaturgo.







Comentários