Neste I Domingo da Quaresma realizou-se a Solene Procissão do Senhor do Passos em Santa Cruz da Graciosa, que recorda a perseguição, a condenação e a flagelação sofrida por Jesus e tem como momento ápice o encontro entre Maria e Jesus a caminho do Calvário.
A primeira referência histórica sobre a realização desta procissão em Santa Cruz da Graciosa surge no Jornal "A Ilha Graciosa" de 7 de março de 1896, publicado na Vila da Praia.
De acordo com a investigação do Padre Vital Cordeiro (1921-2008), no livro "Igrejas e Ermidas da Graciosa", a primitiva imagem do Senhor dos Passos foi substituída pela atual no tempo do Padre Teotónio Martins Pamplona que paroquiou em Santa Cruz desde o último quartel do século XIX até 1915.
Neste período foi construído um altar com camarim para receber as imagens atuais do Senhor dos Passos e da Senhora da Soledade que é mais antiga, possivelmente, de finais do século XVIII. O Padre Vital Cordeiro, no livro publicado em 1986, descreve que a construção do camarim foi controversa, pois destruiu a antiga capela da Senhora das Neves e desfez a harmonia da Matriz.
No entanto, nas últimas grandes obras de restauro, realizadas sob orientação do Padre António Machado Alves, no início do século XXI, foi retirado o referido camarim e devolvida a forma primitiva da Matriz em "cruz papal". Posteriormente, o altar do Senhor dos Passos foi colocado na ermida de Santo António.
Assim, nos últimos anos, as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora da Soledade encontram-se na Capela do Senhor Jesus (nave direita da Matriz). Na antiga capela da Senhora das Neves foi colocada a imagem de Nossa Senhora dos Anjos que pertencia ao Convento de São Francisco.
QUARESMA NA GRACIOSA
A Ouvidoria da Graciosa vive este ano a Quaresma com uma celebração em cada domingo nas diferentes paróquias.
Assim, nos primeiros domingos serão realizadas as tradicionais procissões de Passos nas Paróquias de Santa Cruz (18 de fevereiro) e de São Mateus (25 de fevereiro), seguindo-se o Dia Eucarístico nas Paróquias de Guadalupe (3 de março) e da Senhora da Luz (10 e março).
No 5º Domingo da Quaresma, 17 de março, cumpre-se o Romaria da Graciosa e na semana seguinte celebra-se o Domingo de Ramos que dá início à Semana Santa.
Comentários
Enviar um comentário