COMUNICADO IPMA | Previsão do tempo para a Páscoa nos Açores




Nos próximos dias, 27 e 28 de março, quarta-feira e quinta-feira, a formação de um núcleo secundário associado à depressão Nelson centrada a sul das ilhas britânicas, e com deslocamento para sul em direção à região dos Açores, deverá provocar um agravamento do estado do tempo em todo o Arquipélago. No entanto, durante a madrugada e manhã do dia 27, as ilhas dos Grupos Central e Oriental serão ainda afetadas pela passagem de uma superfície frontal fria com actividade fraca a moderada.

Desta forma, prevê-se, que no dia 27, o céu se apresente com nebulosidade mas alternando com abertas e com ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo em todas as ilhas, o vento soprará de noroeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 90 km/h no Grupo Ocidental e nos Grupos Central e Oriental inicialmente de oeste fresco a muito fresco (30/50 km/h), rodando para noroeste e tornando-se muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 90 km/h e 80 km/h, respetivamente. No dia 28, quinta-feira, prevê-se um aumento significativo da intensidade do vento com rajadas a rondar os 110 km/h no grupo Ocidental, na ordem dos 100 km/h no Grupo Central e os 90 km/h no Grupo Oriental, diminuindo gradualmente para o fim do dia.

Entre os dias 29 e 30 de março, sexta-feira e sábado, o Arquipélago vai estar sobre influência de uma corrente de noroeste, provocada pela acção conjunta entre um anticiclone centrado a oeste/noroeste e a depressão Nelson a nordeste dos Açores. Sendo assim, o céu deverá se apresentar com alguma nebulosidade mas alternando com abertas e com ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo em todas as ilhas, havendo uma melhoria gradual ao longo do dia de sábado. O Vento soprará de noroeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80 km/h, rodando para norte e tornando-se fresco a muito fresco (30/50 km/h) para o fim do dia de sábado.

No domingo de Páscoa, dia 31 de março, uma crista anticiclónica deverá condicionar o estado do tempo em toda a região dos Açores, pelo que o céu deverá apresentar-se com abertas em todas as ilhas. O vento soprará de noroeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h, rodando para oeste.

Prevê-se uma descida das temperaturas do ar, pelo que as temperaturas mínimas deverão variar entre os 08ºC e os 13ºC e as máximas entre os 14ºC e os 17ºC.


Quanto à ondulação, esperam-se, no dia 27, ondas de noroeste inicialmente de 3 a 4 metros, aumentando gradualmente para 6 a 8 metros no Grupo Ocidental e para 5 a 7 metros nos Grupos Central e Oriental. No dia 28, as ondas vão se manter de noroeste, de 8 a 10 metros no Grupo Ocidental, de 7 a 9 metros no Grupo Central, diminuindo para 5 a 7 metros e sendo de 5 a 7 metros nas ilhas de São Miguel e Santa Maria. No dia 29, esperam-se ondas de noroeste inicialmente de 5 a 7 metros em todas as ilhas, diminuindo para 4 a 5 metros. Já nos dias 30 e 31 de março, prevê-se ondas de norte/noroeste de 3 a 5 metros em todo o Arquipélago.









Comentários