O Império das Fontes recupera este ano o "Bodo dos Rapazes", tradição que já tinha perdido há largos anos (dez).
Aliás, no lugar das Fontes, Santa Cruz, realizavam-se vários bodos, entre o Pentecostes e o mês de setembro (Bodo das Sete Marias).
Segundo a tradição popular, este Bodo dos Rapazes terá sido criado há mais de 100 anos, havendo mesmo registo escrito de 1922 em que o Bodo passou a ser feito no formato atual.
No entanto, de acordo com a ata da fundação, a Irmandade dos Rapazes foi criada em 1891 com o objetivo de fazer um bodo de crianças. Foram fundadores os irmãos Manuel Correia Pestana, João Correia Pestana, José Correia Pestana, Manuel Correia Câmara, Manuel José Espinola, Francisco da Cunha, Manuel José Dias e Manuel de Sousa.
Tradicionalmente, o Bodo dos Rapazes realizava-se 15 dias após o Domingo do Divino Espírito Santo, sendo este ano comemorado nos dias 01 e 02 de junho.
No sábado há "bezerrada" e no domingo "Bodo de Leite" que substitui as tradicionais rosquilhas, com atuação de artistas locais.
O Império das Fontes foi construído em finais do século XIX ou início do século XX.
Parabens pela Recuperacao , era Pena o Lindo Imperio estar de Porta Fechada , lembro-me de na Decada de 50 , em que havia o Bodo de Carne , entrei no Imperio , e gostei , mas na Altura estavam as Velas acesas , e uma tombou para o Lado do Nicho onde esta a Senhora de Fatima e estava ja fazendo estrago na Porta , vim a correr chamar alguem que acudisse , entrou um Senhor que a retirou , passados mais de 20 Anos voltei la com um Grande Amigo , e contei-lhe a Historia e na porta la estava a Marca , que encheram de Massa , so que para meu espanto o Homem era o mesmo que tinha retirado a Vela , Felicidades para os Rapazes e que possam continuar
ResponderEliminar