"A Câmara Municipal, concedeu um apoio, no valor de 20 000€ (vinte mil euros) à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa", anunciou hoje o executivo.
De acordo com a nota publicada na página do Município, "este apoio anual fixo e assumido por este Executivo, tem como objetivo reforçar as verbas disponíveis para gestão e planificação do dia a dia da associação".
O Presidente da Câmara Municipal, Antónia Reis, "reforça a importância do bom funcionamento desta associação, como forma de garantir a segurança da nossa população".
Por sua vez, Tiago Correia esclarece que este apoio "vem colmatar a ausência de financiamento para o socorro à população que não seja de âmbito pré-hospitalar. Ou seja, este apoio é utilizado para situações de incêndio de busca e salvamento que, não estão abrangidos pelo protocolo com o SPRCBA, o que implica um desgaste significativo de todos os equipamentos que são utilizados em cada missão”.
O Presidente da Direção dos bombeiros graciosenses destaca a "boa parceria com o nosso Município ao longo deste mandato da Direção que, coincidentemente, também segue em paralelo com o atual elenco camarário. Para além destes 20 mil euros é pago ainda o Seguro Contra Acidentes Pessoais dos Bombeiros Voluntários de acordo com o estipulado na Portaria n.º123/2014, de 19 de junho, que este ano foram 3’199,41€”, acrescentando que, “apesar de ser uma obrigação definida por lei, trata-se de um pagamento feito à margem daquele que é um compromisso anual, o que no nosso entender é a forma mais correta de se aplicar”.
Face ao constante aumento das matérias primas, Tiago Correia acrescenta ter "a certeza que o Senhor Presidente da Câmara está sensibilizado para isso e com o modelo de financiamento que está a ser pensado e elaborado, em conjunto com AMRAA, haverá um reforço do apoio anual”.
Comentários
Enviar um comentário