OPERAÇÃO SATA | PS diz que a "má programação" afeta a Graciosa






O Secretariado do Partido Socialista da Ilha Graciosa expressa preocupação com a situação operacional da SATA Air Açores, após a divulgação de um comunicado da Comissão de Trabalhadores da Companhia Aérea, bem como da conferência de imprensa realizada pelo vogal executivo do Grupo SATA. Muitos graciosenses foram impedidos de sair e regressar à sua ilha, consequência da má gestão da operação.

Ambas as comunicações não transmitiram qualquer sentimento de tranquilidade sobre o planeamento da SATA Air Açores, seja em relação à manutenção das aeronaves ou aos voos programados para o Verão IATA de 2024.

Os incidentes naturais, como um ‘light strike’, são incontroláveis, mas o planeamento para manter a frota operacional é da responsabilidade de quem decide. O esforço dos trabalhadores da empresa em repor os serviços mínimos tem sido notável, já o mesmo não se pode dizer do conselho de administração e do acionista maioritário que, pela forma como têm prestado um mau serviço aos açorianos, conduzirão a empresa ao descalabro financeiro.

O Secretariado do PS da Ilha Graciosa condena a atitude do Governo Regional dos Açores, que insiste em afirmar que ‘está tudo bem’ e que ‘não há razões para reclamações’, exercendo pressão para que os cidadãos não demonstrem o seu desagrado.

Os constantes atrasos e cancelamentos de voos de e para a Ilha Graciosa têm prejudicado passageiros, empresários, trabalhadores da SATA e serviços relacionados com a operação programada.

O PS Graciosa vê com preocupação a falta de credibilidade financeira da empresa que leva a que muitas vezes os passageiros que ficam retidos nos aeroportos da Região tenham que garantir pelos próprios meios os custos da estadia, para alguns meses mais tarde serem reembolsados. O transporte aéreo é fundamental para saúde da economia da nossa ilha e para a mobilidade dos Graciosenses. Para além disso, o sector da pesca depende muito deste meio de transporte para a valorização do pescado. A desorganização na gestão desta importante empresa está a degradar a mobilidade dos Graciosenses e de todos os Açorianos.

O Partido Socialista alerta para a necessidade urgente de reforçar o número de aeronaves da SATA Air Açores, com o intuito de que possa ter condições para cumprir com tudo o que está programado para este verão, pois se no início de junho estamos desta forma, é só imaginar o que poderá acontecer em agosto, altura em que a procura é superior à oferta, tornando-se extremamente difícil chegar à nossa Ilha, tendo também em conta que não há uma alternativa viável por via marítima, fruto das péssimas opções deste governo nesta área.


Fonte: PS Graciosa 









Comentários