O internacional Rui "Nené" voltou a ser lembrado esta semana na Assembleia Legislativa Regional dos Açores pelo título de campeão da Polónia.
Os deputados Adolfo Vasconcelos (PSD) e José Ávila (PS) apresentaram as seguintes declarações de voto:
Exmo . Sr. Presidente Assembleia
Exmos. Srs Deputados
Exmo. Sr. Presidente do Governo
Exmo. Sr. Vice-Presidente do Governo
Exmos. Srs Membros do Governo
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Campeão Nacional da Polónia
Rui Filipe Cunha Correia, mais conhecido por “Nené”, a alcunha que herdou o pai, nasceu no dia 10 de junho de 1995, às 11h, filho de Sandra Maria Pavão da Cunha e Fernando Rui Melo Correia. É o mais velho de 4 irmãos, o Roberto, o Carlos e a Núria. A sua primeira morada foi em Santo Amaro, em Santa Cruz da Graciosa.
Começou a formação desportiva com 8 anos de idade no seu clube do coração, e clube do seu pai, o Sporting Clube de Guadalupe. Ainda como Infantil, representou o Sintrense, por ter ido viver para o continente. Mais tarde, voltou à Graciosa, onde novamente representou o SC Guadalupe, no escalão de juvenis.
Já em idade júnior, com 17 anos, embarcou em busca do seu sonho, para representar um histórico do futebol português, o Sporting Clube de Braga, onde jogou durante 4 épocas, 2 delas nos Juniores, onde se sagrou campeão nacional de juniores, e 2 épocas na equipa B. Durante essas épocas, foi internacional pela Seleção portuguesa de futebol Sub-19 e Sub-20 (Estreou-se pelos Sub-19 no dia 14 de novembro de 2013, diante do Luxemburgo).
Entre 2016 e 2019, representou o Montalegre e o Fafe, clubes que disputavam o Campeonato de Portugal. A sua evolução ao longo dessas épocas valeu-lhe a chamada à Primeira Liga, ao serviço do Santa Clara, clube da região que o viu crescer e que tanto nos orgulha.
Representou o Santa Clara entre 2019 e 2022, tendo feito parte da equipa que alcançou a melhor classificação de sempre da história do clube na Primeira Liga e ainda uma inédita qualificação para a Conference League, que lhe permitiu a estreia nas competições europeias em 2021. Pelo meio, em outubro de 2021, marcou o golo da vitória contra o FC Porto, em pleno Estádio do Dragão, em jogo a contar para a Taça da Liga.
No verão de 2022, seguiu um novo rumo e cumpriu o sonho de jogar num campeonato profissional fora do nosso país. Foi contratado pelo Jagiellonia Bialystok, da Polónia.
Na primeira época pelo clube, realizou 32 jogos, marcou 5 golos e fez 3 assistências.
Nesta época, pela primeira vez na história do clube, sagrou-se Campeão Nacional da Polónia, com uma grande influência na equipa, com 11 golos e 7 assistências em todas as competições.
Foi nomeado Melhor Jogador do Mês de Dezembro do Campeonato, fez parte da equipa da semana da FIFA e várias vezes parte da equipa da semana do campeonato e apontou grandes golos, muitas vezes decisivos, tal como no jogo que consagrou a sua equipa como campeã, no qual apontou o primeiro golo.
O “Nené” provou que os sonhos dos jovens da nossa Região são possíveis, com muito trabalho, sem nunca deixar de acreditar.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no mês de junho de 2024, a aprovação de um Voto de Congratulação a Rui Filipe Cunha Correia “Nené”, pelo título de Campeão Nacional da Polónia de futebol, e pela sua bem sucedida carreira desportiva.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à sua família, Sporting Clube Guadalupe, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e Junta de Freguesia de Guadalupe.
Horta, Sala das Sessões, 12 de junho de 2024.
Os Deputados,
Adolfo Vasconcelos
João Costa
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Senhor Presidente da Assembleia
Senhoras e Senhores Deputados
Senhor Presidente
Senhoras e Senhores Membros do Governo
Rui Filipe Cunha Correia sagrou-se campeão da 1ª Liga de Futebol Profissional da Polónia pelo clube Jagiellonia na época desportiva 2023-2024, envergando a camisola número 8.
O Nené, como é mais conhecido, participou em 33 das 34 jornadas, marcou 9 golos e fez 6 assistências, tendo sido, assim, decisivo para a conquista do título.
Este jovem Graciosense ficará para sempre na história do referido clube porque foi a primeira vez que este logrou vencer aquela exigente liga de futebol profissional, apesar de ter mais de 100 anos de história.
O Nené nasceu na ilha Graciosa a 10 de junho de 1995. Iniciou a sua formação desportiva no Sporting Clube de Guadalupe, da Graciosa, em 2003. Em 2006 vai representar o Sintrense, regressando ao seu clube do coração em 2009 onde jogou até se transferir para o Sporting de Braga em 2012.
Já como sénior, atua no Sporting de Braga B em 2014, onde inicia a sua carreira profissional, passou pelo Montalegre, por cedência, e em 2017 ruma ao Fafe. Assina pelo Santa Clara em 2019 e em 2022 decide rumar à Polónia para impulsionar a sua carreira profissional. Foi uma aposta ganha.
O site Flashscore, a propósito desta importante conquista, referia “Nené: da Graciosa para o topo da Polónia” que, numa entrevista a esse propósito, assumiu que este tinha sido “o momento mais marcante da sua carreira”.
Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposições estatutárias e regimentais aplicáveis, propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no dia 12 de junho de 2024, aprove o seguinte Voto de Congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula o atleta profissional Graciosense Rui Filipe Cunha Correia, conhecido por Nené, por se ter sagrado campeão da 1ª Liga de Futebol Profissional da Polónia, pelo Jagiellonia.
Esta vitória é um prémio à tenacidade e ao talento de um jovem que saiu da sua terra natal à procura de um sonho.
Nos campos por onde passou, este jovem sempre transportou nos ombros a bandeira dos Açores e o no peito o orgulho de ser Graciosense.”
Que deste voto seja dado conhecimento, além do próprio, ao Sporting Clube de Guadalupe, à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e à Federação Portuguesa de Futebol.
Horta, Sala das Sessões, 12 de junho de 2024.
José Ávila
Comentários
Enviar um comentário