Terminou hoje o projeto “Bombeiros de Palmo e Meio”, um Campo de Férias criado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa para crianças dos 05 aos 12 anos, que teve uma duração de 3 semanas.
Foram desenvolvidas atividades ligadas ao setor da Proteção Civil, nomeadamente, Suporte Básico de Vida, a importância do 112, o que fazer em caso de sismos e inundações, vendo de perto todos os equipamentos e viaturas que os Bombeiros graciosenses utilizam no seu dia-a-dia.
Tiago Correia, Presidente da Direção, lembra que este foi um desafio proposto pelo secretariado da Associação em 2022, com “o objetivo foi aproximar as crianças ao nosso Corpo de Bombeiros e através dele, ligar com as entidades que connosco trabalham mas, também trazer outras iniciativas para cultivar o interesse das nossas crianças em outras áreas”.
Assim, os participantes visitaram a Esquadra da PSP, conheceram os trabalhos da GNR, visitaram a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a SATA Gestão de Aeródromos e Quartel SSLCI, o Museu da Graciosa, o Farol da Ponta da Barca e ainda os vários Parques de Merendas e de Lazer da ilha, bem como diversas Zonas Balneares.
Questionado sobre se este projeto é para continuar, Tiago Correia disse que, “caso esteja como Presidente da Direção mais um mandato, este projeto é para voltar a repetir exatamente no mesmo período em anos seguintes e com outras atividades e quiçá com este projeto consigamos desenvolver um outro projeto mais exclusivo para a área da Proteção Civil como é o caso de uma Escola de Infantes e Cadetes. A ideia está na mente. Dará muito trabalho mas, com o espírito cooperante de todos os bombeiros e comando acho que, temos pernas para andar”.
No fim, Tiago Correia agradeceu aos trabalhadores da Associação e seus Bombeiros pelo empenho e dedicação a este projeto, bem como todas as entidades que desde a primeira hora quiseram participar neste projeto, deixando uma mensagem especial aos pais das crianças participantes que depositaram total confiança na Associação para cuidar dos seus filhos ao longo das três semanas de Campo de Férias.
Comentários
Enviar um comentário