CULTURA DE SETEMBRO | Agenda de atividades do Museu da Graciosa




Em colaboração com o Cine-Clube da ilha Terceira, o Museu da Graciosa acolhe a extensão aos Açores do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, nos dias 7, 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro.

Sendo o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática Ambiental, o público poderá assistir nesta edição a vários documentários premiados de realizadores portugueses e estrangeiros.

Nesta primeira sessão, serão exibidos 3 documentários: ESTA É UMA HISTÓRIA SOBRE ÁGUA de Kathleen Harris e Samuel Viana (Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa no Cine’Eco 2023), 68.415 de Antonella Sabatino e Stefano Blasi (Prémio de Curta-Metragem Internacional) e HIJOS DE HILEO de Oscar Dario Jimez Escruceria (Prémio da Juventude Curta e Média Metragem Internacional).

A última sessão, 5 de outubro, contará com a presença de Diogo Ferreira, membro do Cine-Clube da ilha Terceira.

Tratando-se do mês de estreia da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o Museu da Graciosa elegeu para peça do mês o Projetor de cinema Mg 65 doado em 1983 por Eurico Vieira da Costa que ficará exposto no janelão da fachada principal do Museu durante todo o mês de setembro.

Na agenda do mês de setembro destaca-se ainda no próximo dia 22, às 16 horas, uma sessão de apresentação do livro Raúl Brandão e os Açores da autoria de Vasco Medeiros Rosa.

A atividade encerra, na Graciosa, as comemorações dos 100 anos da viagem de Raúl Brandão aos Açores da qual resultaria, dois anos depois, um dos mais renomados livros de viagens da Literatura Portuguesa – AS ILHAS DESCONHECIDAS.

A apresentação estará a cargo do escritor açoriano Professor Doutor Urbano Bettencourt, autor do prefácio do livro.





Comentários