NOVOS IDOSOS | Santa Casa da Praia recebe candidaturas a partir de amanhã

 






O prazo de candidatura para o "Novos Idosos" decorre de 30 de agosto a 13 de setembro 2024, sendo a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia a entidade de enquadramento na Graciosa.

Trata-se de um Programa que visa assegurar uma resposta social de proximidade, diferenciada, que permita aos idosos continuarem a viver em sua casa e na sua comunidade. É elaborado um Plano Individual de Cuidados (PIC) para assegurar os serviços e auxílios necessários à realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária.

A candidatura é efetuada com o preenchimento e entrega do Modelo de Candidatura e os documentos previstos na Portaria n.o 49/2024 de 15 de julho, junto da Instituição de Enquadramento Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.

Assim, o Modelo de Candidatura para preencher e entregar na Santa Casa está disponível online, podendo também ser esclarecidas dúvidas na Santa Casa, presencialmente ou pelo telefone (295712042).

O Programa Novos Idosos prevê um apoio mensal a cada Novo Idoso, não reembolsável, até ao montante de 948€ para contratação de Cuidador Domiciliário e concretização do Plano Individual de
Cuidados;

Além disso, haverá também intervenção da Equipa Técnica Local, entidade facilitadora, com papel de esclarecimento, apoio, interação, acompanhamento e avaliação do Programa, sendo composta por 4 técnicos com formação em áreas como serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem, ou outra necessária, realizando as suas funções no âmbito das Instituições de Enquadramento.

Este Programa destina-se a pessoas com 65 ou mais anos, que beneficiem do Complemento por Dependência de grau I ou II, ou que se encontrem em situação análoga, que se enquadrem numa das seguintes situações:

- Vivam sozinhas;
- Coabitem com familiares, nas situações em que as respostas sociais e familiares existentes se revelem insuficientes para satisfazer as suas necessidades.











Comentários