FENÓMENO ESTRANHO | Peixes com "comportamento invulgar" avistados também na Graciosa





A 13 de setembro deste ano o Governo Regional emitiu um comunicado sobre o “estranho fenómeno de aparecimento de peixes à tona da água com comportamento invulgar ao largo das ilhas das Flores e Corvo", apelando ainda à população para não consumir os peixes.

"O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, encontra-se a monitorizar, desde a primeira hora, o estranho fenómeno de aparecimento de peixes à tona da água com comportamento invulgar ao largo das ilhas das Flores e Corvo", informava o comunicado de 13 de setembro.

Hoje, 24 de setembro, é o Grupo Parlamentar do Partido Socialista a revelar que “este fenómeno já foi registado também nas ilhas do Faial e Graciosa, gerando incerteza entre a população, particularmente entre os profissionais da pesca, que necessitam de orientações claras sobre a segurança das capturas de espécies potencialmente afetadas”.

Num requerimento enviado à Assembleia Regional, os parlamentares socialistas pretendem obter esclarecimentos atualizados, questionando sobre "quais foram os procedimentos adotados para investigar este fenómeno; se a comunidade científica foi envolvida; quais as espécies afetadas; se existe risco para a saúde pública ou se os profissionais da pesca podem continuar a capturar espécies identificadas".

“A transparência e o rigor na partilha de informações são essenciais para assegurar que tanto a população em geral como os profissionais da pesca têm conhecimento das potenciais implicações deste fenómeno e que possam agir com base em dados concretos”, defendem os deputados do PS.








Comentários