A Campanha SOS Cagarro 2024, que decorrerá entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro, trará este ano uma novidade importante para a preservação desta espécie na ilha Graciosa.
A Direção Regional das Políticas Marítimas, em estreita colaboração com a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, instalou "hotéis de cagarros" em três freguesias da ilha – Guadalupe, Luz e São Mateus – com o objetivo de reforçar os pontos de entrega das aves resgatadas, colmatando a falta de locais de entrega identificada em anos anteriores.
Os locais exatos de instalação dos "hotéis de cagarros" são:
- Freguesia de Guadalupe: Casa do Povo de Guadalupe;
- Freguesia da Luz: Vigia do Carapacho;
- Freguesia de São Mateus: junto ao antigo Edifício da Lotaçor, junto ao Porto de Pescas e ao edifício da GNR.
Estes "hotéis de cagarros" funcionarão como pontos de entrega temporários, onde a população poderá deixar as aves resgatadas com segurança.
O Serviço de Ambiente e Ação Climática (SAACG) será responsável por colocar as caixas vazias nos locais e recolhê-las, com as aves, na manhã seguinte. Este serviço diário visa garantir o transporte seguro dos cagarros para os cuidados necessários.
Após o final da campanha, a 15 de novembro, os "hotéis" serão removidos pela equipa do SAACG.
A população é convidada a colaborar ativamente no salvamento dos cagarros, utilizando estes pontos de entrega e contribuindo para a preservação desta espécie protegida.
Desde 1995 a campanha SOS Cagarro promoveu o resgate de mais de 85 000 cagarros juvenis, dos quais mais de 12 000 foram anilhados por equipas de técnicos do GRA, da Universidade dos Açores e voluntários, e que para além do relevante número de aves salvas ao longo de 29 anos de campanha, a marcação destes juvenis permitiu conhecer as áreas de migração dos cagarros nos primeiros anos de vida, com dezenas de aves recapturados no Brasil, circunstância do ciclo de vida de grande relevância uma vez que estas aves vivem inteiramente no mar e só regressam a terra aos Açores para nidificar.
Fonte: DRPM
Comentários
Enviar um comentário