ORÇAMENTO MUNICIPAL | Autarquia prevê investir 2,5 milhões em 2025




A proposta de Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa foi aprovada hoje em reunião extraordinária do executivo, com 3 votos a favor do PSD e 2 abstenções do PS, seguindo para análise e votação da Assembleia Municipal.

O orçamento da autarquia graciosense para o próximo ano totaliza 6.792.011 euros, com uma receita corrente de 5.130.094 euros e uma despesa corrente de 4.283.695 euros. A receita de capital é de 1.661.917 euros e a despesa de capital (investimento) é de 2.449.316 euros, com uma despesa não efetiva de 59.000 euros.

Relativamente ao plano, destaca-se a continuidade da substituição da rede de abastecimento de águas, com início da substituição da Rede de Água do Caminho da Igreja, na freguesia de Guadalupe e a preparação dos projetos para as fases seguintes. Na rede viária municipal está prevista a reabilitação dos caminhos do Meio Moio, de Trás do Pico e Canada dos Amarelos.

Outra novidade é a construção de um campo de “Padel” na "Cidade do Desporto", em Santa Cruz, estando também previsto o início da construção da marina e a aprovação do regulamento da incubadora de empresas “STARTUP GRACIOSA”.

O ano 2025 será o último do atual mandato autárquico, havendo eleições em setembro/outubro.





VOTO DA OPOSIÇÃO




Os Vereadores do Partido Socialista apresentaram a seguinte declaração de voto:

"Este é o último Plano e Orçamento do mandato desta Câmara. Os nossos objetivos prioritários não são coincidentes com os que constam nestes documentos de planeamento, mas também é certo que não foi o nosso manifesto que recebeu a maioria dos votos. A democracia e a vontade do povo devem ser sempre respeitadas, mas não abdicaremos de desempenhar o nosso papel de oposição fiscalizadora e construtiva, como, pensamos, tem sido até agora.

É por isso que, no nosso entendimento, este é o momento para aferir o cumprimento de algumas promessas eleitorais e fazer um balanço. Sendo assim, no nosso entender, deixamos a nossa preocupação em relação às seguintes propostas: falta uma abordagem robusta às questões da água, uma promessa que parece esquecida e que foi uma bandeira desta maioria na campanha eleitoral de 2021; falta ambição para melhorar as zonas balneares e criar o plano de pormenor do Carapacho envolvendo as piscinas; a zona entre o Degredo e Santa Catarina, já com um projeto feito pela anterior Câmara, não terá qualquer evolução; o parque de gado à entrada do Porto Comercial vai continuar no mesmo sítio apesar da promessa de o deslocalizar e embelezar aquela zona; a pista de motocross, também uma promessa, não tem qualquer evolução neste Plano e Orçamento, o mesmo acontecendo com a zona para desportos radicais; a modernização do Mercado Municipal e a requalificação da zona envolvente à Casa do Povo de Guadalupe que também ficam por executar.

Também estranhamos que a Câmara preveja receber 700 mil euros do Governo para a Marina da Barra, enquanto o Governo Regional, no Plano e Orçamento para 2025, prevê 750 mil euros.

Estas são algumas questões importantes e que fizeram parte das promessas eleitorais da coligação PSD/CDS/PPM, omissas nestes documentos e parecem mais uma vez adiadas. Pelos factos expostos, o Partido Socialista optou pela abstenção relativamente ao Plano e Orçamento para 2025 da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa".








Comentários