A Secretaria Regional do Mar e das Pescas determinou a transferência de 3 toneladas de quota de pesca da espécie Veja (Sparisoma cretense), para o ano de 2024, da ilha Graciosa para a ilha de Santa Maria.
A medida tomada após consultar a Federação das Pescas dos Açores e em concordância da Associação de Pescadores Graciosenses e da Associação de Pescadores da Ilha de Santa Maria, é justificada pelo volume de capturas daquela espécie à presente data na ilha de Santa Maria.
De acordo com o Despacho publicado hoje em Jornal Oficial, a Graciosa dispõe agora de 6.800 quilos de quota de veja para 2024, enquanto a ilha de Santa Maria ficou com uma quota de 51.000 quilos.
Os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores indicam que de janeiro a outubro foram capturados na Graciosa 4.802 quilos de veja, enquanto na ilha de Santa Maria foram capturados 39.142 quilos.
No corrente ano a Veja (Sparisoma cretense) é a espécie mais capturada em Santa Maria, enquanto na Graciosa é o goraz (48.530 quilos até 30 de outubro).
Comentários
Enviar um comentário