O Queijo Milhafre da ilha Graciosa, com cura de 18 meses conquistou a medalha de prata no Concurso World Cheese Awards 2024 que decorreu no dia 15 de novembro na cidade de Viseu.
No mesmo concurso, onde participaram 4786 queijos de mais de 40 países, também o Queijo Milhafre da ilha Graciosa de 9 e 12 meses de cura foram distinguidos com a medalha de bronze nas respetivas categorias.
Estes prémios comprovam a dedicação e empenho dos colaboradores da fábrica da Pronicol na ilha Graciosa e reforça a qualidade e a diversidade dos queijos açorianos, nomeadamente o desta ilha, destacando-se no cenário nacional e internacional.
Ao felicitar a Pronicol por mais estes prémios, a Associação dos Agricultores da Graciosa lamenta os "preços baixíssimos que estão a provocar desistências entre os produtores, mudança de ramo para produção de bovinos de carne", correndo "o risco de acabar com o setor".
A associação agrícola questiona se "faz algum sentido estarmos condenados ao fundo da tabela de preços pagos aos produtores, tendo produtos de excelência e vencedores de prémios internacionais deste relevo e dimensão".
Deste modo a AAG defende que "o reconhecimento da qualidade deve traduzir-se num aumento imediato dos preços na ilha Graciosa, na volta dos 45 cêntimos por litro de leite de Preço Médio".
Comentários
Enviar um comentário