BEST TOURISM VILLAGE | José Ávila apresenta Voto de Congratulação na ALRAA








Voto de Congratulação

Reconhecimento a Santa Cruz da Graciosa


Senhor Presidente da Assembleia

Senhoras e Senhores Deputados

Senhor Presidente

Senhoras e Senhores Membros do Governo

Santa Cruz da Graciosa conquistou o prémio Melhor Aldeia Turística 2024 (Best Tourism Village 2024), atribuído pela Organização Mundial de Turismo.

Esta distinção é um testemunho do empenho, dedicação e trabalho da comunidade local, dos vários executivos municipais e de freguesia e dos agentes do setor turístico, que juntos têm promovido e protegido a riqueza cultural, natural e o património construído de Santa Cruz da Graciosa, apesar das dificuldades ainda sentidas.

O prémio Melhor Aldeia Turística é uma das mais altas distinções no panorama turístico internacional, que reconhece vilas e municípios que se destacam pelo seu compromisso com a sustentabilidade, a inclusão e a inovação no turismo.

A conquista deste prémio coloca a ilha Graciosa e a Região Autónoma dos Açores em destaque no mapa mundial do turismo, evidenciando a beleza singular e a autenticidade das nossas ilhas, e, por outro lado, constitui um estímulo para o trabalho que ainda falta fazer.

A Ilha Graciosa, com as suas paisagens deslumbrantes, património construído valioso e bem conservado e a hospitalidade ímpar, serve de exemplo de como o turismo pode ser desenvolvido de forma harmoniosa e respeitadora do meio ambiente e das tradições locais.

A juntar a isso temos os investimentos nesta área, como é o caso do hotel e das inúmeras camas criadas no turismo em espaço rural, de 80 acamas disponíveis para alojamento turístico em 2000, passamos para 235 em 2020.

Os investimentos nas Termas do Carapacho e no Centro de Visitação da Caldeira, incluindo toda a área envolvente, os encerramentos das lixeiras a céu aberto no aeroporto e na entrada do porto, contribuíram para a qualificação do destino e o reconhecimento da como Reserva da Biosfera, em 2007, deu projeção à ilha além-fronteiras.

Este reconhecimento internacional reflete o potencial turístico da Graciosa e também a capacidade da nossa Região de oferecer experiências únicas aos visitantes que, desde há alguns anos a esta parte, tem sido a principal aposta.

Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias aplicáveis, apresenta, para eventual aprovação, na reunião plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, realizada a 10 de dezembro de 2024, o seguinte Voto de Congratulação:

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula o Município de Santa Cruz da Graciosa, as juntas de freguesia de Santa Cruz, S. Mateus, Guadalupe e Luz, pela conquista deste importante prémio que muito dignifica os Graciosenses, sobretudo os empresários do turismo e os seus colaboradores pelo seu empenho e, sobretudo, pela resiliência demonstrada.

Este reconhecimento deve constituir para as autoridades um sinal de incentivo, mas também uma responsabilidade na sua promoção de forma que o crescimento do turismo chegue, efetivamente, a todas as ilhas.”

Que deste voto seja dado conhecimento à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa e às juntas de Freguesia de Santa Cruz, S. Mateus, Guadalupe e Luz, à Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo e ao Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa.

Disse.

Horta, Sala das Sessões, 10 de dezembro de 2024.

José Ávila







Comentários