O deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista eleito pela ilha Graciosa questionou hoje o Governo Regional sobre o encerramento do único posto de abastecimento no Porto de Pescas da Graciosa, destacando que essa decisão “está a causar sérias preocupações entre os pescadores e outros utilizadores do mar que dependem deste serviço para as suas atividades profissionais”.
Segundo José Ávila, o encerramento do posto de abastecimento irá provocar numerosas dificuldades, incluindo o aumento dos custos operacionais para os pescadores, por terem de procurar alternativas de abastecimento nos dois postos de abastecimento da ilha destinados a veículos automóveis.
“Estes factos geram um impacto negativo na eficiência das operações de pesca, devido ao tempo adicional necessário e aos custos com o acompanhamento obrigatório pelas autoridades, em caso de abastecimento com autotanque”, sublinhou o deputado.
Para o socialista, é fundamental “manter um serviço de abastecimento de combustível eficiente para permitir a continuidade das atividades de pesca e, consequentemente, para a economia local, sendo imperativo que o Governo Regional encontre uma solução adequada, como é sua obrigação, para resolver com a máxima urgência mais este problema que afeta os pescadores da Ilha Graciosa”.
Nesse sentido, o Grupo Parlamentar do PS/Açores questionou o Executivo açoriano, através de um requerimento, sobre as razões que levaram ao encerramento do posto de abastecimento de combustível no Porto de Pescas da Graciosa e querem saber se a tutela tinha conhecimento deste encerramento.
Os socialistas querem ainda saber que medidas estão a ser tomadas para mitigar os impactos negativos desta decisão sobre os pescadores e se existe algum plano para reabrir o posto de abastecimento ou para implementar uma alternativa credível no curto prazo.
“Como pretende o Governo Regional assegurar a sustentabilidade do setor das pescas na Graciosa face a esta situação?”, remata José Ávila, que alega que os pescadores da Graciosa já tinham problemas de sobra “para os quais aguardam soluções que tardam”.
“O Porto de Pescas da Graciosa é fundamental para a economia da ilha, onde os pescadores locais realizam as suas operações e o fornecimento de combustível é essencial para garantir a continuidade destas operações, assegurando que as embarcações possam sair para o mar e realizar o seu trabalho”, concluiu.
Fonte: PS Açores
Comentários
Enviar um comentário