AULAS REABREM AMANHÃ | Escola confirma suspeita de Legionella nos balneários




A Escola Básica e Secundária da Graciosa emitiu um comunicado para esclarecimento da comunidade escolar sobre os mais recentes desenvolvimentos.

Sobre a fuga de gás que não permitiu a confeção das refeições nesta terça-feira e o consequente encerramento das aulas no período da tarde, a escola informou que a origem já foi detetada.

Nesta quarta-feira as aulas irão funcionar normalmente.


BALNEÁRIOS ENCERRADOS


Em declarações à RTP Açores, já emitidas na abertura do Telejornal, o presidente do Conselho Executivo confirmou que a decisão de encerrar os balneários do ginásio, no passado mês de outubro, se deve a uma análise que detetou presença de Legionella.

Paulo Espínola acrescentou que foram feitas duas contra análises, com resultados negativo e positivo, respetivamente.

Assim, na próxima quinta-feira serão colocados sistemas elétricos e efetuadas novas análises.

Garantiu ainda que não há água quente na escola e, por isso, também não há risco para a saúde pública.

A bactéria Legionella está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos. O seu contágio ocorre, não de pessoa para pessoa, mas pela inalação de gotículas de água quente suspensas no ar. 

Este microrganismo é o responsável pela Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia. Os seus sintomas surgem normalmente cinco a seis dias após a aspiração das bactérias e vão da dor de cabeça à diarreia e vómitos.


A reportagem sobre esta e outras questões será emitida amanhã (4ª feira às 13h00).






INFORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS 

"A Associação de Pais informa que entrou em contacto com o Conselho Executivo para esclarecer a situação que levou ao encerramento da escola durante o período da tarde. Fomos informados de que a decisão foi tomada devido a uma fuga de gás detetada nas instalações da cozinha.

A segurança das crianças, dos funcionários e de toda a comunidade escolar foi a principal preocupação ao decidir pelo encerramento temporário da escola. Consideramos que esta foi a decisão mais responsável e adequada para garantir a proteção de todos.

Relativamente à falta de mantimentos essenciais no bar da escola, preocupação manifestada por muitos encarregados de educação que contactaram a associação, fomos também informados de que a situação estará restabelecida a partir de amanhã.

Na próxima sexta-feira, iremos reunir com o Conselho Executivo para obter mais esclarecimentos sobre estes e outros assuntos.

Pedimos a vossa compreensão enquanto aguardamos mais informações das entidades competentes."











Comentários