ATIVIDADE ECONÓMICA | João Costa sublinha crescimento há 45 meses consecutivos




O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, afirmou hoje que o crescimento, há 45 meses consecutivos, do Indicador de Atividade Económica, revela o “bom desempenho” da economia regional sob a governação da Coligação PSD/CDS/PPM.

“A economia dos Açores revela um bom desempenho, pois cresce há 45 meses consecutivos, ou seja, desde que foi aprovado o primeiro Orçamento do Governo da Coligação, em 2021”, afirmou.

O presidente da bancada social-democrata referia-se aos mais recentes dados do Serviço Regional de Estatística referentes ao Indicador de Atividade Económica, que apontam para “um aumento homólogo de 1,6%, com uma tendência positiva e crescente desde maio de 2021”.

Segundo João Bruto da Costa, também ao nível do Indicador do Consumo Privado nos Açores “se assiste a um acréscimo homólogo de 5,4%, igualmente com tendência positiva e crescente desde março de 2021, isto é, há 47 meses consecutivos”.

Para João Bruto da Costa, esta avaliação demonstra, “de forma clara e expressiva, a robustez da economia açoriana, o desempenho favorável do tecido empresarial regional e a capacidade financeira dos açorianos, num contexto de diminuição da inflação e de uma Região que tem os impostos mais baixos do país”.

“Esta conjuntura de crescimento contínuo e consolidado da economia regional é fruto do empenho dos trabalhadores, dos empresários açorianos e da consistência das políticas do Governo liderado por José Manuel Bolieiro”.

O bom desempenho da economia açoriana “deve-se, igualmente, à estabilidade política que a Região atravessa, sendo o PSD/Açores o referencial, enquanto maior partido que suporta um Governo Regional que aposta nas pessoas e nas famílias”.

“É inegável que há um ímpeto reformista das políticas públicas que revitalizou a Região, cujo crescimento económico é transversal aos vários setores de atividade, rompendo com o passado de estagnação dos governos socialistas”, sublinhou.

João Bruto da Costa destacou ainda o aumento da população empregada e a redução da taxa de desemprego nos Açores.

“Mais de 119.000 açorianos estão empregados e os Açores têm a mais baixa taxa de desemprego do país, segundo o Serviço Regional de Estatística. Estes são factos que comprovam que as condições de vida dos açorianos estão em franca melhoria”, concluiu.


Fonte: PSD Açores








Comentários