CAMPANHA LEGISLATIVAS | Candidatas do PS ouvem preocupações na pesca e na educação




As candidatas do PS/Açores às eleições legislativas de 18 de maio, Lizete Albuquerque e Renata Correia Botelho, promoveram ações de campanha na Graciosa, acompanhadas por membros da estrutura local e por Andreia Cardoso, líder parlamentar do PS/Açores.

A comitiva socialista esteve na Adega Cooperativa, no Porto de Pescas da Praia e na Escola Básica e Secundária da Graciosa, onde ouviram as preocupações da comunidade educativa, agrícola e piscatória e apresentaram as principais medidas do Programa Eleitoral com que o PS se apresenta a estas eleições.

Na Adega Cooperativa, as candidatas elogiaram a aposta na inovação e valorização dos produtos locais, enquanto no Porto de Pescas, a visita ficou marcada por queixas da Direção da Associação de Pescadores, que apontou a gestão ineficiente das quotas do goraz, o incumprimento da prometida requalificação dos pontões e do entreposto e a falta de fiscalização e formação para novos pescadores.

“Estas são áreas fundamentais para a economia da ilha e não podem continuar votadas ao abandono”, alertaram.

Reiterando o compromisso do PS com uma pesca sustentável e com a valorização da pequena pesca, Lizete Albuquerque e Renata Correia Botelho defenderam medidas como o apoio à modernização da frota, a melhoria das condições nos portos, a formação de jovens pescadores e a defesa da pesca de salto e vara nas Áreas Marinhas Protegidas.

Já na escola, as candidatas socialistas alertaram para a escassez de assistentes operacionais, frisando que perante esta situação, “que afeta diretamente a segurança da comunidade escolar”, a inércia do Governo “é injustificável”. Na ocasião, alertaram, ainda, para a questão do subfinanciamento, situação para a qual é necessária “uma resposta urgente”.

As candidatas socialistas defenderam o reforço do investimento em educação, nomeadamente no maior acompanhamento técnico dos pais com filhos com necessidades específicas e destacaram o compromisso do PS com a criação de uma Escola a Tempo Inteiro nos Açores, integrada num Projeto de Interesse Comum entre a República e a Região, para combater o abandono escolar e o ciclo de pobreza.

No final da visita, as candidatas deixaram um apelo claro ao voto no PS no próximo dia 18 de maio. “Estas eleições são decisivas para dar voz aos Açores, com força e responsabilidade. Só com um PS forte poderemos garantir investimentos estruturais para a educação, para o mar e para o futuro das nossas ilhas". 



Fonte: PS Açores









Comentários