O Secretariado do PS/ Graciosa emitiu hoje o seguinte comunicado:
"Comunicado
O gado bovino da Graciosa fica novamente em terra
A ilha Graciosa enfrenta desafios significativos relacionados com exportação de gado, afetando a economia local e gerando preocupações entre os produtores de carne.
Apesar de ter sido inaugurado o novo matadouro a 18 de junho de 2019, um investimento na ordem dos 5,4 milhões de euros, a exportação de gado vivo continua a ser uma alternativa para os produtores de carne, devido ao aumento da procura e dos preços por quilo.
Os produtores Graciosenses, à falta de resposta por parte dos transportadores, exigem que o Governo intervenha para solucionar esta situação, dado que estes, por incompetência ou por desleixo, não tem conseguido responder às necessidades locais. A última exportação de gado vivo ocorreu a 23 de abril de 2025, o que quer dizer que mesmo com o aumento de escalas da cabotagem insular na ilha Graciosa - que passou de quinzenal para semanal -, a ilha está cada vez mais isolada, o que representa um contrassenso preocupante e que ninguém compreende.
O Governo é rápido em anunciar medidas, como aconteceu com o aumento do preço do leite, mas está em falta com a resposta adequada para resolver os problemas concretos como este.
O Secretariado do Partido Socialista da Graciosa exige uma solução urgente, que passa pela atuação proativa do Governo em coordenação com os transportadores, garantindo que os produtores Graciosenses possam continuar a beneficiar de uma atividade económica essencial para a ilha.
Graciosa, 4 de junho de 2025
O Secretariado do PS-Graciosa"
O Secretariado do PS-Graciosa"
Comentários
Enviar um comentário