A atividade “Porto Pedagógico - Literacia dos Oceanos”, promovida pela LOTAÇOR, foi reconhecida pela Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (UNESCO), como uma Atividade da Década.
A atividade que inicia na ilha Graciosa e procura chegar a cada uma das ilhas dos Açores, visa proporcionar formação em “Literacia do Oceano” aos colaboradores da LOTAÇOR bem como às “forças vivas locais”, particularmente nas comunidades costeiras em cada ilha, sobre a importância de proteger os ecossistemas marinhos dos Açores.
Pretende-se ainda, que os beneficiários da atividade se tornem “agentes de comunicação”, capacitando-os para partilhar conhecimentos e promover práticas responsáveis e sustentáveis, junto da sua comunidade.
A iniciativa também pretende reforçar o envolvimento de vários atores, promovendo o diálogo, entre outras matérias, sobre a importância do Oceano, os seus recursos e serviços e medidas de conservação, onde se inclui a importância das AMPs.
Concebida e coordenada pela LOTAÇOR, a atividade tem como parceiros o Instituto de Investigação em Ciências do Mar da Universidade dos Açores – OKEANOS, o Programa BLUE AZORES, a Federação das Pescas dos Açores e o Observatório do Mar dos Açores.
A aprovação da candidatura traz como vantagens dar credibilidade e reconhecimento a esta atividade e à LOTAÇOR, assim como aumentar a sua visibilidade promovendo-a pela Década do Oceano das Nações Unidas. Dessa forma reforça internacionalmente o compromisso dos Açores com a conservação do oceano e o seu uso sustentável.
Comentários
Enviar um comentário