ESTAGIAR L, T e + | Candidaturas abrem até 31 de março de 2026




Estão abertas as candidaturas ao programa ESTAGIAR L, T e +, que decorrem em simultâneo para os jovens e para as entidades promotoras até ao dia 31 de março de 2026.

As candidaturas devem ser submetidas no sítio da internet empregojovem.azores.gov.pt, informa o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego.

Os estágios iniciam-se entre 1 de setembro e 30 de abril nas entidades de natureza privada, no caso do ESTAGIAR L e T, onde se incluem ainda empresários em nome individual, cooperativas e IPSS, às quais acrescem entidades da Administração Pública, no caso do ESTAGIAR +.

Os estágios têm a duração de 12 meses, incluindo um mês de descanso, podendo ser prorrogados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial por mais três meses nas entidades empregadoras de natureza privada e nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Pico, Graciosa, Flores e Corvo por mais seis meses nas entidades empregadoras do setor privado e por mais três meses nas entidades da Administração Pública.

Podem candidatar-se ao ESTAGIAR residentes na Região Autónoma dos Açores há pelo menos seis meses e com as seguintes qualificações:

Recém-diplomados no Ensino Superior (nível 6, 7 ou 8 do QNQ), para o ESTAGIAR L; recém-diplomados em cursos de qualificação profissional (nível 4 ou 5 do QNQ), para o ESTAGIAR T; e jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego com qualificação igual ou inferior ao nível 3 do QNQ;

Aos jovens integrados no ESTAGIAR L é atribuída uma bolsa mensal no valor correspondente a 100% da Retribuição Mínima Mensal Garantida na Região (RMMG), majorado em 25%;

Aos jovens integrados no ESTAGIAR T é atribuída uma bolsa mensal no valor correspondente a 100% da RMMG, majorado em 5%, enquanto aos jovens integrados no ESTAGIAR + é atribuída uma bolsa mensal no valor correspondente a 100% da RMMG, que este ano de 2025 é de 913,50€.

Os estagiários integrados em cada um dos três programas beneficiam, ainda, do subsídio de refeição correspondente ao da Administração Pública e ficam abrangidos pelo Regime de Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem iniciando, assim, a sua carreira contributiva para efeitos de proteção social.

O programa ESTAGIAR tem como objetivo apoiar a transição dos jovens do ensino para a vida ativa e facilitar o recrutamento e retenção de talento jovem nas empresas e entidades empregadoras da Região.





Comentários