GABRIELLE, COMUNICADO 4 | Vento pode chegar aos 200 km/h no Grupo Central

 



IPMA - Comunicado 4 

Hoje, dia 24 de setembro, às 09:00 UTC (hora local dos Açores), o ciclone tropical Gabrielle localizava-se a aproximadamente 2190 km a oeste (W) do Grupo Ocidental dos Açores. No seu centro, registava-se uma pressão mínima de 959 hPa, deslocando-se para és-nordeste a uma velocidade de 41 km/h. Neste momento, o ciclone Gabrielle é classificado como um furacão de Categoria 3 na escala de Saffir-Simpson.

Mantém-se a previsão de que o centro do ciclone deverá passar entre os Grupos Ocidental e Central, mais próximo das ilhas do Grupo Central. Os primeiros efeitos deverão começar a sentir-se no arquipélago a partir do final do dia de quinta-feira, 25 de setembro. Espera-se que, à medida que se aproxima dos Açores, o Gabrielle perca gradualmente intensidade, atingindo a região com força de furacão de Categoria 1.

Tendo em conta a informação meteorológica disponível à hora da emissão deste comunicado, são esperadas condições meteorológicas adversas em especial nos Grupos Ocidental e Central.

No Grupo Ocidental, a precipitação será forte, o vento com rajadas até 150 km/h de sul a rodar para norte, e a agitação marítima com ondas entre os 8 a 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 14 a 18 metros.

No Grupo Central, poderá ocorrer precipitação por vezes forte, o vento com rajadas que poderão atingir os 200 km/h de sul a rodar para noroeste, e a agitação marítima com ondas entre os 8 a 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 14 a 18 metros.

O Grupo Oriental deverá ser o menos afetado, sendo esperada precipitação por vezes forte, vento a soprar com rajadas até 90 km/h e a ondulação a variar entre os 6 a 7 metros de altura significativa.




Recomendações 

Considerando o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o SRPCBA recomenda à população que adote as seguintes medidas de autoproteção:

- Manter limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência;

- Guardar os objetos soltos do jardim e o caixote do lixo ou outros que possam ser projetados pelo vento;

- Consolidar telhados, portas e janelas;

- Fechar bem portas, janelas e persianas;

- Circular só em caso de necessidade;

- Abrigar os animais;

- Afastar-se de áreas baixas junto da orla costeira;

- Não praticar atividades relacionadas com o mar;

- Reforçar as amarrações da sua embarcação ou mudar para local seguro;

- Ficar atento às recomendações difundidas pelas entidades oficiais e comunicação social;

- Seguir as instruções das autoridades.







Comentários