SÃO MATEUS | Junta de Freguesia muda de cor, 12 anos depois





A cerimónia de instalação da Junta e Assembleia de Freguesia de São Mateus realizou-se nesta quarta-feira, na sequência das eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro de 2025.

O Partido Social Democrata recuperou a maioria que nos últimos 12 anos pertenceu ao Partido Socialista nesta freguesia. O PSD foi o mais votado, elegendo 4 mandatos, enquanto o PS elegeu 3 mandatos.

Deste modo, na sessão de instalação foi eleito o novo executivo da Junta de Freguesia, com 4 votos a favor e 2 votos em branco, ficando constituído por Adolfo Vasconcelos (Presidente), Renata Espinola (Tesoureira) e Adriano Sousa (Secretário).

De seguida tomaram posse os três candidatos não eleitos do PSD, Henrique Lima, Márcio Pacheco e Maria de Fátima Fernandes, que vão substituir os membros da junta na Assembleia de Freguesia.

Foi depois eleita, neste caso por unanimidade (6 votos), a mesa da Assembleia de Freguesia que passa a ser constituída por Maria Livramento Silva - Presidente, Henrique Lima - 1º Secretário e Márcio Pacheco - 2ª Secretário.

Faltou à sessão, por motivos de saúde, o primeiro candidato do PS, Tiago Avelar, que tomará posse na próxima reunião da Assembleia de Freguesia.

Deste modo, os órgãos autárquicos em São Mateus são constituídos pelos seguintes membros:


Junta de Freguesia

Adolfo Vasconcelos (PSD)
Adriano Sousa (PSD)
Renata Espinola (PSD)


Assembleia de Freguesia

Maria Livramento Silva (PSD)
Henrique Lima (PSD)
Márcio Pacheco (PSD)

Maria Fátima Fernandes (PSD)
Tiago Avelar (PS)
José Paulo Santos (PS)
Ana Paula Ramalho (PS)


A última Assembleia de Freguesia da Graciosa a tomar posse é a da Luz, agendada para esta quinta-feira, 30 de outubro, enquanto a instalação da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa e a tomada de posse da Câmara Municipal será no dia 31 de outubro, às 16 horas.






Comentários