VÍDEO RTP AÇORES
O Conselho de Ilha da Graciosa mudou o parecer ao Plano e Orçamento Regional para 2026, conforme já tinha acontecido no ano passado.
Depois de um parecer desfavorável em relação à anteproposta discutida em outubro, por considerar que faltavam muitas das reivindicações apresentadas ao Governo Regional nas visitas estatutárias, esta semana o Conselho de Ilha optou por dar um parecer favorável à proposta final.
Os documentos até não apresentam alterações significativas, mas a mudança de posição está relacionada com a execução do PRR, que o Governo entende como prioritária em 2026.
Por outro lado, a presença de novos conselheiros na reunião desta semana, na sequência das eleições autárquicas, também pode explicar a alteração no sentido de voto.
O parecer favorável à Proposta do Plano e Orçamento para o próximo ano foi aprovado por maioria, com 5 votos a favor, 4 votos contra e 2 abstenções.
Ficam, assim, adiadas para 2027 as principais preocupações do Conselho de Ilha, designadamente, obras na escola, nas estradas, na orla costeira, no porto de pescas, no apoio à lavoura, a gare marítima e a antiga casa da lavoura.

Comentários
Enviar um comentário