O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, valorizou as apreciações do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA) sobre o Plano Regional de Combate à Pobreza, destacando que estas “reconhecem a mudança de paradigma que o Governo Regional tem vindo a implementar nas políticas sociais”.
Segundo o deputado social-democrata, “durante muitos anos, as políticas sociais limitaram-se a controlar o fenómeno da pobreza, sem criar verdadeiras oportunidades para as famílias saírem dessa condição. Hoje, o Governo Regional está a transformar esse modelo, promovendo a inclusão, a autonomia e a melhoria efetiva das condições de vida dos açorianos”.
João Bruto da Costa sublinha que esta mudança assenta em medidas concretas, “desde a valorização do emprego e da formação até ao reforço do apoio aos idosos com baixas pensões”.
O deputado realça ainda que “estes esforços se refletem na redução dos índices de pobreza na Região e no crescimento do Produto Interno Bruto dos Açores, que acompanha a dinâmica nacional e supera mesmo a média do país — um resultado que está ao nível das melhores práticas europeias”.
O líder parlamentar do PSD/Açores referiu também políticas emblemáticas como o programa Novos Idosos, “que reforça o apoio em casa de quem mais precisa”, e o Nascer+, que não assenta num princípio de aumento da fecundidade, mas num apoio à natalidade, “alivia as despesas familiares numa fase crucial para os pais, em especial os mais jovens, permitindo melhores condições de vida”.
Na área da educação e formação, João Bruto da Costa destacou que “a redução de sete pontos percentuais no abandono escolar precoce e de 40% no número de jovens NEET (não estudam, nem trabalham) nos últimos quatro anos demonstra uma mudança estrutural na sociedade açoriana, hoje mais preparada e mais bem qualificada”.
Para o líder da bancada social-democrata, “estas conquistas representam uma viragem clara face ao passado. Já não falamos de políticas assistencialistas, mas de políticas integradas e centradas nas pessoas, que criam oportunidades de capacitação e desenvolvimento”.
“É uma realidade que o combate à pobreza não se faz apenas com o aumento de rendimentos. E é incontestável que o combate à pobreza e à exclusão social não se faz sem o aumento de rendimentos.
Essa mudança de paradigma contrasta de forma substancial com aquilo que foram anos e anos de puro assistencialismo sem uma visão de futuro.”, reforçou.
Com a elaboração e implementação do Plano Regional para a Inclusão Social e a Cidadania (PRISC), fica materializada a mudança estrutural na abordagem transdisciplinar dos fenómenos da pobreza e exclusão social.
“Depois da consulta pública e elaborado com os mais altos contributos académicos e científicos, PRISC “consagra o programa do Governo no seio das políticas sociais para o combate à pobreza, às desigualdades, pela integração e qualificação da sociedade açoriana, numa verdadeira mudança de paradigma e por isso saudamos a presidente do CESA nesta adesão aos princípios que o governo prossegue e com os resultados já alcançados”, afirmou.
“Este é o caminho certo para combater a pobreza e promover a inclusão. Só estaremos plenamente satisfeitos quando conseguirmos eliminar o ciclo de pobreza geracional deixado por décadas de ausência de visão e de estratégia social”, concluiu João Bruto da Costa.
Fonte: PSD Açores

Comentários
Enviar um comentário