O deputado José Ávila apresentou na semana passada, na Assembleia Regional, o seguinte Voto de Congratulação:
"Voto de Congratulação
Reconhecimento internacional atribuído à Graciólica pela prestigiada POWER Magazine
O projeto inovador de produção de energia renovável na ilha Graciosa foi iniciado em 2010, como resultado de um encontro dedicado à temática da energia para ilhas europeias, promovido em Bruxelas pela organização ISLENET.
A empresa alemã Younicos foi responsável pelo desenvolvimento deste projeto, tendo selecionado a Graciosa devido aos objetivos estratégicos da política energética dos Açores, que privilegia o aumento da participação das energias renováveis e pelo facto de os recursos naturais predominantes na ilha serem a energia eólica e solar, tal como acontece em diversas outras ilhas ao redor do mundo.
Para viabilizar o projeto, a empresa Graciólica, Lda. recebeu do Governo Regional dos Açores dois apoios financeiros: um incentivo no âmbito do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico e um empréstimo reembolsável.
Estes apoios destinaram-se à construção de um parque eólico com potência de 4,5 MW, uma central fotovoltaica de 1 MW e uma unidade de baterias para armazenamento da energia produzida, com capacidade de 2,8 MW.
Todas as infraestruturas previstas no projeto foram concluídas, incluindo o parque fotovoltaico e o parque eólico, bem como o sistema de baterias e a linha de ligação à Central da EDA, com a finalidade de garantir o transporte eficiente da energia elétrica produzida para a central térmica, integrando assim a energia renovável à rede elétrica da ilha.
Os testes programados permitiram confirmar a meta de penetração de 65% de energia renovável na produção anual da ilha.
Depois de reestruturação acionista da empresa, o sistema híbrido de produção de energia iniciou o fornecimento de eletricidade à rede da ilha Graciosa a 21 de agosto de 2019.
É assim que a ilha Graciosa se destaca internacionalmente, através da empresa Graciólica, Lda., por ser a primeira do planeta a alcançar o fornecimento de energia 100% renovável durante parte do ano. Este feito representa um marco significativo e posiciona a ilha Graciosa como líder global na utilização de recursos naturais renováveis para gerar eletricidade, servindo de referência internacional para outras regiões insulares.
Muito recentemente, a empresa Graciólica Lda., com sede na ilha Graciosa, recebeu o prestigiado prémio (Distribuição de Energia 2025) Distributed Energy Award 2025 da revista POWER Magazine.
Nos últimos 40 anos a POWER Magazine tem vindo a homenagear os melhores desempenhos da indústria de geração de eletricidade e este ano o galardão daquela revista especializada resolveu distinguir o projeto inovador da Central Híbrida Renovável da Graciosa, que integra energia eólica, solar e sistemas de armazenamento, permitindo que a ilha alcance uma elevada taxa de penetração de energias renováveis.
Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no dia 11 de dezembro de 2025, emita o seguinte Voto de Congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores manifesta a sua profunda satisfação pelo reconhecimento internacional atribuído à Graciólica, pela prestigiada POWER Magazine e felicita os seus gestores, trabalhadores e parceiros, pelo contributo exemplar para a sustentabilidade energética, a transição ecológica e a projeção internacional dos Açores como referência em soluções inovadoras para territórios insulares.”
Que deste voto seja dado conhecimento à empresa Graciólica Lda., à Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e à Secretaria Regional da Mobilidade, Turismo e Infraestruturas.
Horta, Sala das Sessões, 11 de dezembro de 2025
O Deputado,
José Ávila"
Comentários
Enviar um comentário