"Voto de Congratulação
Pela celebração do centésimo aniversário do Engenheiro Marcelo Bettencourt e pela sua exemplar carreira
Marcelo Simas Tomaz Bettencourt, celebrou recentemente um século de uma vida, quase toda ela, dedicada à causa pública.
Nascido a 21 de novembro de 1925, na freguesia de Guadalupe, concelho de Santa Cruz da Graciosa, filho de João Tomaz Bettencourt e de Rosa Nazaré Simas Bettencourt, Marcelo Bettencourt licenciou-se em Engenharia Civil na Universidade do Porto.
É considerado uma personalidade ímpar da engenharia e do serviço público na Região Autónoma dos Açores.
Ao longo de uma carreira exemplar, desempenhou funções de grande responsabilidade nomeadamente, Engenheiro Adjunto na Junta Autónoma dos Portos e na Direção de Obras Públicas de Angra do Heroísmo, Diretor de Obras Públicas do então Distrito de Angra do Heroísmo e da Secretaria Regional do Equipamento Social, Técnico Superior Principal e Assessor na Secretaria Regional de Habitação e Obras Públicas.
A sua ação foi determinante no planeamento, fiscalização e execução de obras públicas que marcaram o desenvolvimento das ilhas Graciosa, Terceira e São Jorge, nomeadamente estradas regionais, que melhoraram a mobilidade; escolas e hospitais, reforçando os serviços essenciais; infraestruturas portuárias e aeroportuárias, que integraram essas ilhas nas rotas marítimas e aéreas com o exterior; instalações desportivas, promovendo o bem-estar social, só para referir algumas.
O Engenheiro Marcelo Bettencourt foi ainda Vice-Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, entre 1959 e 1963, Presidente do Conselho de Administração da Caixa da Misericórdia de Angra do Heroísmo de 1987 a 1995. Representou, também, a Secretaria Regional de Habitação e Obras Públicas na Coordenação Regional de Proteção Civil.
Foi distinguido pelo mérito do seu desempenho profissional, pelo Governo Civil de Angra do Heroísmo em 1963, a Medalha de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo em 2009 e o nome da rua onde nasceu, atribuído pela Câmara de Santa Cruz da Graciosa em 2015.
Imediatamente após o grande sismo de 1980, desempenhou um papel essencial, atuando inicialmente na coordenação das primeiras ações de limpeza e desimpedimento das vias de comunicação na Ilha Terceira e pelo rápido levantamento e avaliação dos danos nas áreas afetadas e supervisionou, em representação da tutela, as iniciativas de apoio à reconstrução, até ao início do funcionamento efetivo do GAR (Gabinete Apoio à Reconstrução), que chefiou, e também a partir da sua extinção.
Foi ainda Presidente da Comissão de Avaliação de Prédios Urbanos da Repartição de Finanças de Angra do Heroísmo, Avaliador da Repartição de Finanças do Concelho de Angra do Heroísmo, Avaliador da Caixa Geral de Depósitos e Perito do Tribunal da Relação de Lisboa.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária a 11 de dezembro de 2025, aprove o seguinte Voto de Congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula o Engenheiro Marcelo Bettencourt por ocasião da passagem do seu centésimo aniversário e manifesta o seu reconhecimento pelo seu contributo inestimável para o progresso da Região e uma vida dedicada ao serviço público em favor da melhoria das condições de vida das populações açorianas, nomeadamente as da Graciosa, Terceira e S. Jorge.
Este voto é o testemunho de gratidão e respeito por uma carreira que honra os Açores.”
Que deste voto seja dado conhecimento ao próprio, à Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Assembleia e Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Junta de Freguesia de Guadalupe, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo e Ordem dos Engenheiros.
Horta, Salas das Sessões, 11 de dezembro de 2025.
O Deputado,
José Ávila"
Comentários
Enviar um comentário