O deputado José Ávila apresentou ontem na Assembleia Regional o seguinte voto de congratuação:
"VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Ao cidadão José do Rosário Bettencourt Cabeceiras de Ávila pela distinção com o Prémio de Serviço à Comunidade Portuguesa, pela Portuguese Fraternal Society of America
A Portuguese Fraternal Society of America (PFSA), a maior associação mutualista portuguesa da América do Norte, distinguiu José do Rosário Bettencourt Cabeceiras de Ávila, no passado mês de novembro, com o Prémio de Serviço à Comunidade Portuguesa, durante a sua convenção anual, realizada em Modesto, na Califórnia.
No momento da entrega da distinção, a PFSA relevou o serviço voluntário prestado e o reconhecimento por uma vida preenchida e de dedicação, liderança e serviço às comunidades luso-americanas da América do Norte.
José Ávila nasceu em 1945, na cidade de Angra do Heroísmo, filho de pais originários da Graciosa, ilha onde viveu a sua infância. Mais tarde, tal como outros Graciosenses que puderam prosseguir os estudos, regressou à ilha Terceira para concluir o ensino secundário.
Serviu o exército e estudou engenharia eletrotécnica na Universidade de Aveiro. Foi mobilizado pela segunda vez para o serviço militar, frequentando, desta vez, o curso de capitães em Mafra, patente que ocupou até depois da Revolução de Abril em 1974.
Casado com Ilda Maria Silva Vale desde 1967, tem três filhos, Miguel, Roberto e Paula, que lhes deram oito netos.
José Ávila desempenhou funções de gestão na empresa de telecomunicações CTT, com responsabilidades distribuídas pelas ilhas de São Jorge e Terceira.
Emigrou com a família para Milpitas, na região da Baía de San Francisco, Califórnia, em 1983, iniciando uma nova fase profissional na HP, onde foi responsável por várias operações de relocalização, incluindo a transferência do centro de distribuição de impressoras da HP de San José para Sacramento e, posteriormente, para Memphis, Tennessee.
Em 2003, após a sua reforma, José Ávila, acompanhado pela esposa, mudou-se para Modesto, Califórnia. Nessa nova etapa da sua vida, adquiriu o jornal Tribuna Portuguesa, assumindo a missão de o revitalizar. Sob a sua liderança, a Tribuna Portuguesa tornou-se uma referência incontestável para as comunidades portuguesas residentes na costa oeste dos Estados Unidos da América, com especial destaque para a comunidade açoriana do Vale de San Joaquin.
O jornal passou a desempenhar um papel fundamental na divulgação de notícias, tradições e eventos, fortalecendo os laços culturais e a identidade da diáspora luso-americana.
Em 2023, após vinte anos, José Ávila e a esposa regressaram a San José, trazendo de volta o jornal Tribuna Portuguesa para a cidade onde foi fundado.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, na sessão plenária de 10 de dezembro de 2025, apresenta o seguinte Voto de Congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula o cidadão José do Rosário Bettencourt Cabeceiras de Ávila pela distinção com o Prémio de Serviço à Comunidade Portuguesa, pela Portuguese Fraternal Society of America, reconhecendo a sua firme dedicação e compromisso para com as comunidades portuguesas, onde se inclui a vasta comunidade açoriana, como empresário, líder comunitário e proprietário do jornal Tribuna Portuguesa.
Este prémio representa o reconhecimento de um importante legado, cuja influência continuará a contribuir, muito certamente, para a coesão e desenvolvimento da nossa diáspora.”
Que deste voto seja dado conhecimento ao próprio, à Portuguese Fraternal Society of America, ao jornal Tribuna Portuguesa, às assembleias e câmaras municipais de Santa Cruz da Graciosa e Angra do Heroísmo, à Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades e Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Horta, Sala das Sessões, 10 de dezembro de 2025.
O Deputado,
José Ávila"
Comentários
Enviar um comentário