COMPROMISSO COM A BIODIVERSIDADE (VÍDEO) | Graciosa é pioneira na criação de Reservas Municipais de Surf

 




REPORTAGEM VÍDEO RTP AÇORES


A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e a Organização Não Governamental Azores Sea Alliance, através do projeto Save Azores Waves, assinaram a carta de compromisso tendo em vista a criação da primeira reserva municipal dos ecossistemas de surf dos Açores. 

Trata-se de uma medida estratégica para a proteção e gestão integrada dos recursos naturais da ilha, não só das zonas de “surfing”, mas também das suas zonas litorais, dos fundos marinhos, dos recifes, cuja preservação é essencial para a manutenção da biodiversidade, da qualidade ambiental e do equilíbrio costeiro da ilha, onde se identificam o areal da Praia, a baía da Lagoa, a baía do Calhau Miúdo, a baía da Barra e o Afonso do Porto. 

Esta reserva contribui para a economia azul e promove um modelo de desenvolvimento sustentável, alinhado com o estatuto da Ilha Graciosa como uma das Reservas Mundiais da Biosfera da Unesco, valorizando o desporto de deslize de ondas e respetivo turismo de natureza. 

A assinatura da carta de compromisso é o primeiro passo de um processo que pretende envolver a comunidade. Será também criado um roteiro turístico de surf. 





Comentários