DEPRESSÃO JOSEPH | Vento pode chegar aos 110 km/h nos Grupos Central e Ocidental







IPMA - COMUNICADO 2


A vasta região depressionária presente no atlântico norte, nomeada hoje, dia 25 de janeiro, pelo IPMA - Delegação Regional dos Açores como depressão JOSEPH, encontrar-se-á centrada às 03h UTC em 53ºN 40ºW, aproximadamente a 1600 km a noroeste (NW) da ilha do Corvo, apresentando uma pressão mínima no seu centro de 945 hPa.

Embora situada a uma distância considerável do Arquipélago dos Açores, a depressão JOSEPH estende a sua influência sobre a região através uma corrente de noroeste (NW), gerada pela ação conjunta com um anticiclone, que provocará um aumento significativo do vento e da agitação marítima, sobretudo nos Grupos Ocidental e Central.

Assim, prevê-se vento de oeste (W) com rajadas que poderão atingir os 110 km/h nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central e 90 km/h no Grupo Oriental. Quanto a agitação marítima, espera-se ondas de noroeste (NW) com altura significativa que deverão atingir os 9 metros nas ilhas do Grupo Ocidental os 8 metros nas ilhas do Grupo Central e os 7 metros nas ilhas do Grupo Oriental.

A influência da depressão JOSEPH deverá começar a fazer-se sentir já a partir desta noite, prolongando-se pelos próximos dias, sendo que o período mais crítico está previsto para amanhã, dia 26 de janeiro (segunda-feira).





Comentários