A ação de limpeza da costa realizada nesta sexta-feira pela Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Limpeza Costeira, resultou na recolha de 110 quilos de lixo marinho entre a Pesqueira e a zona da Barra.
Assim, foram recolhidos 20 quilos de vidro, 60 quilos de plásticos, 10 quilos de madeira e 20 quilos de metais.
Promovida pela Fundação Oceano Azul, esta iniciativa contou ainda com a colaboração da Escola Básica e Secundária da Graciosa e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
O objetivo do evento foi sensibilizar todos os participantes para a séria ameaça que o lixo marinho representa para a biodiversidade, saúde humana e para a economia.
Cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar.
Todos os anos, um milhão de aves marinhas, cem mil mamíferos e tartarugas marinhas, assim como um infindável número de peixes, morrem vítimas do plástico presente no oceano.
Nas ações já desenvolvidas pela Junta de Freguesia de Santa cruz da Graciosa no ano de 2023 foram registados os seguintes valores de resíduos:
Vidro - 30 kg
Plástico - 70 kg
Madeira - 70 kg
Metais - 30 kg
Mistura de Resíduos - 30 kg
A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa lança, novamente, o apelo para que todos os cidadãos depositem os seus resíduos nos pontos de recolha espalhados um pouco por toda a ilha.
Comentários
Enviar um comentário