PIONEIRA NOS AÇORES | Graciosa inaugura iluminação biodinâmica no Carapacho






A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa inaugurou um projeto de iluminação publica biodinâmica, na estrada do Carapacho, onde foram colocadas 32 luminárias com controlo de intensidade.

Esta ação, pioneira nos Açores, foi pensada para reduzir a poluição luminosa e proteger as aves marinhas.

"Por uma noite com mais vida" é um projeto já com ações na Madeira e nas Canárias.

Devido à proximidade dos ilhéus de baixo, onde nidificam os cagarros e o paínho de monteiro, há registo de queda de aves marinhas na estrada do Carapacho,

Em declarações à RTP Açores (ver vídeo), o Presidente da Câmara Municipal sublinhou que o seu executivo adoptou como guião as "reservas da biosfera", lembrando outros passos em que a Graciosa foi pioneira, designadamente, no projeto da Graciólica, nas bicicletas elétricas, sendo também o primeiro Concelho da Região a adiquir um autocarro elétrico.

A aquisição das 32 luminárias para o Carapacho representa um investimento do Município superior a 13 mil euros, tendo António Reis acrescentado que é intensão da autarquia trocar o máximo de luminárias possível nas estradas municipais.

O presidente do executivo disse ainda que vai ser elaborado um projeto para a iluminação do centro da Vila de Santa Cruz.

São parceiros em "Por uma noite com mais vida" a EDA e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que desafia outros municípios da região a seguirem o exemplo da Graciosa.

Yasmin Redolosis, técnica de conservação da SPEA, destacou que o novo sistema também contribui para a saúde humana e poupa em iluminação desnecessária, além de melhorar a biodiversidade,

Ainda no âmbito deste projeto está em elaboração o Plano Diretor Municipal para a Iluminação Pública. O documento que é também pioneiro nos Açores deverá ser aprovado em Assembleia Municipal até ao final do ano.















Comentários