ÚLTIMA FESTA | São Pedro Gonçalves fecha calendário de verão na Graciosa

 





Celebra-se no próximo domingo, 22 de setembro, a última festa de verão da Graciosa, em honra de Nossa Senhora da Boa Nova e de São Pedro Gonçalves.

A Eucarístia Solene será às 17 horas na Ermida da Senhora da Boa Nova, seguida de procissão com as filarmónicas Recreio dos Artistas e União e Progresso de Guadalupe. 

Importa recordar que neste domingo não haverá missa às 11 horas na Igreja Matriz de Santa Cruz, mantendo-se a eucaristia vespertina, no sábado às 19 horas.

A festa de São Pedro Gonçalves, padroeiro dos homens do mar, também já foi uma das maiores da Graciosa, conforme relata o Padre Vital Cordeiro (1921-2008) no livro "Igrejas e Ermidas da Ilha Graciosa, 1ª edição 1986".

Esta festa celebrava-se no último domingo de agosto. A procissão passava entre batelões de carga, botes baleeiros e embarcações de pesca ou de recreio, todos engalanados, descendo pela Rua do Galeão, ladeando a Praça pela Rua D. Afonso Henriques. Subia ainda o Monte da Senhora da Ajuda, rodeando ao Pé do Pico, descendo a Rua Vasco Gil Sodré e passando pela Matriz em direção à Rua das Flores e Rua do Padre João (atual Rua Comandante Carlos Pereira Vidinha).

Atualmente, a procissão vai até ao centro da Vila pela Rua do Mar, voltando pela Rua Comandante Carlos Pereira Vidinha até à entrada do cais novo da Calheta, de onde regressa ao Largo do Corpo Santo.

Foi também na ermida do Corpo Santo que o Padre Vital Cordeiro Dias Pereira, missionário jesuíta na Índia, Macau e Moçambique, celebrou a primeira missa.

Trata-se de uma das ermidas mais antigas da Graciosa, do século XVI (já existia em 1557), construída sobre rochedos basálticos, medindo 14,90 metros de comprimento por 6,05 metros de largura.

No único retábulo da capela a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova segura na mão direita uma pomba branca do Espírito Santo. A atual imagem foi esculpida na cidade do Porto em 1925 e adquirida com esmolas de emigrantes dos Estados Unidos, angariadas por Hermínia Cortês Medeiros.





A imagem de São Pedro Gonçalves, transportada num andor em forma de barco, é também de 1925. Apresenta-se com um livro na mão direita e um lírio contra o peito amparado com o punho da mão esquerda.



Na mísula do lado esquerdo da capela venera-se uma imagem muito antiga de Santo António, a mais antiga da ermida que também saía na procissão dos "marítimos". 

Pedro Gonçalves Telmo, também conhecido como Santelmo ou Corpo Santo, foi um sacerdote católico castelhano. Após ser presbítero canónico em Astorga, ingressou na Ordem dos Dominicanos, onde se distinguiu pela sua retórica e capacidade de pregação. Foi capelão do rei Fernando III de Leão e Castela antes de ser nomeado prior do Convento de São Domingos de Guimarães. É o santo padroeiro dos homens do mar, tendo cedo desfrutado de grande devoção popular. O Papa Bento XIV confirmou o seu culto em 1714.



Artigo de 2023
Fotos de 2018









Comentários

  1. Em 1997 Retomei esta Festa em Cumprimento de uma Promessa , ja nao se Fazia por mais de 20 Anos , Voltei a Pagar para ser feita mais 2 Anos , e nunca mais parou , Parabens a todos os que a Fazem e acompanham , o Altar onde se Celebra a Missa foi a minha Custa e ha uma Placa na Parede com a Oracao da Senhora da Boa Nova , que me inspirou a um Milhagre , ai tenho o Coracao

    ResponderEliminar

Enviar um comentário