A qualidade da água na Graciosa vai ser reforçada com a arborização dos terrenos baldios da Serra das Fontes, uma área crucial para o abastecimento das poucas nascentes da ilha.
O projeto da autarquia, em colaboração com os Serviços Florestais, já está em andamento e recebeu a visita do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação.
António Ventura, em declarações à RTP Açores, sublinhou a importância deste "projeto inédito, a médio / longo prazo, para reforçar os aquíferos e os reservatórios".
Plátanos, criptomérias e várias espécies endémicas, junto às nascentes, já estão a ser plantados, numa área de 17 hectares.
O projeto coordenado pelo Eng. Vasco Medeiros, dos Serviços Florestais, prevê ainda a criação de um novo espaço de lazer.
A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação vai também, através da IROA SA, construir uma lagoa artificial nos Barreiros com capacidade para armazenar 1.500 m3, num investimento de meio milhão de euros que será candidatado a fundos comunitários ainda este ano.
Outro projeto do governo já em curso é no lugar do “Poço do Ratinho”, que permite introduzir água nos reservatórios da autarquia.
Sempre chegou a Vez da Graciosa
ResponderEliminar