Os Bombeiros Voluntários da Graciosa foram ativados seis vezes no passado fim de semana devido a incêndios rurais, entre a noite de sexta-feira e a tarde de domingo.
As chamas lavraram, alegadamente por mão criminosa, nas zonas de Afonso do Porto, Cova e Carapacho, onde se verificaram dois reacendimentos.
O Presidente da Câmara Municipal e responsável do Serviço Local de Proteção Civil esteve a acompanhar os bombeiros e também verificou que existiam vários pontos de ignição.
António Reis lembra que fogo posto, conforme consta do relatório dos bombeiros, é um crime com penalizações graves, acrescentando que há regras para a realização de queimadas.
O autarca alerta ainda a população para denunciarem qualquer movimentação suspeita junto das autoridades, de modo a que seja evitado um desastre semelhante ao que acontece em território continental.
Convém recordar que o crime de fogo posto é competência da Policia Judiciária. Aliás, em 2024 foi identificado um graciosense que em Tribunal foi condenado a uma pena de prisão subsidiária no valor de 10 mil euros e a pagar as despesas da Proteção Civil.
Infelizmente ha sempre Quem seja do Contra , espero que sejam Indetificados
ResponderEliminar