PRAIA: SANTA CASA | Diocese recusa mandato do Provedor Valdemiro Vasconcelos

 

A Diocese de Angra recusou o mandato do Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, Valdemiro Vasconcelos, em conformidade com o Decreto-lei de 2014 que estabelece o Estatuto das IPSS.

As últimas eleições na Misericórdia da Praia aconteceram em novembro de 2025, tendo o Provedor sido reeleito para um 4º mandato, quando a referida lei de 2014 define um limite de 3 mandatos consecutivos com duração de 4 anos.

No entanto, essa alteração do compromisso aconteceu já com um mandato de 3 anos a decorrer ao abrigo dos anteriores estatutos.

Valdemiro Vasconcelos, em declarações à Antena 1 Açores, admitiu que houve uma falha na interpretação da lei, julgando que o primeiro mandato não teria contado.

Ao ver o mandato do Provedor recusado pela Diocese de Angra, a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia tinha as opções de reconfigurar a composição da Mesa Administrativa ou partir para novas eleições.

Deste modo, a Assembleia Geral optou por novo ato eleitoral que está marcado para o próximo sábado, 07 de fevereiro, tendo já sido entregue uma lista candidata aos orgãos sociais com, praticamente, os mesmos irmãos.

No entanto, para o cargo de provedora vai candidatar-se Ana Vasconcelos, filha do atual Provedor que é funcionária da Santa Casa e já era Vice-provedora.

As Misericórdias são instituições canónicas e a homologação dos seus órgãos sociais é feita pela Diocese, no âmbito da lei, lembrou também em esclarecimento à Antena 1 o Cónego João Maria Mendes, Chanceler da Cúria Diocesana.




Comentários